quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROFESSORA DESABAFA SOBRE A SITUAÇÃO DOS PROFESSORES EM JAÇANÃ



Como o professor vem sendo “valorizado” nesse município!

Como todos sabem, a partir de janeiro de 2011 foi instituído um piso salarial para os professores no valor de 1.187,98 para uma carga horária de 40 horas.

Veja o absurdo que vem acontecendo:

Depois de praticamente 3 anos sem nenhum aumento (desde 2009),  para termos direito a receber o piso, temos que entrar com uma ação na justiça e tem mais: todo o retroativo desse ano que é nosso de direito, fazermos de conta que não existe!

E o mais revoltante é que o Senhor prefeito passou o ano todo nos “enrolando”. Como é do conhecimento de todos foram feitas várias reuniões com professores e a conversa dele era que esperasse que teríamos o aumento. Chegou a dizer em uma das reuniões que teríamos uma surpresa. Ficamos surpresos sim. Que ironia!

Ele alega que não pode pagar por causa da lei de responsabilidade fiscal. E a lei do piso?

Então para que servem as leis?

Que justiça é essa que sabe de um problema e não obriga ando o gestor a cumprir a lei! Somos obrigados nós próprios pagarmos advogado pra receber o que é nosso de direito!

Agora reflitam comigo!

Quando há aumento para deputados, senadores e outras categorias que recebem muito melhor que a nossa, será que eles precisam entrar com uma ação pra receber?

Gente! Onde nós estamos!

Como diria Cazuza: “Que país é esse?”


TEXTO enviado pela Professora Sandra sueli de oliveira santos 
Pelo e-mail:
sueli

O blog Parabeniza a Professora Sandra pelo ótimo texto e avisa para quem quiser enviar um texto sobre qualquer assunto para ser publicado é só enviar para o e-mail: bruno.medeiros26@yahoo.com.br
 Obs: Avisamos que só iram ser publicados os textos com identificação.

21 comentários:

  1. Parabéns, colega Sandra pela sua iniciativa.È importante a sociedade saber que,aqui em Jaçanã infelismente não estamos tendo o respeito que merecemos,por parte do gestor público.Uma das evidencias é o piso salarial que é lei federal para ser pago aos professores e não está sendo cumprida.Precisamos acordar e começarmos a ver que tudo isso não passa de uma politicalha e jamais uma politica democrática, onde poderiamos pelo menos ser valorizado como "gente",gente que trabalha,derrama seu suor e tenta fazer o melhor que pode, dentro de uma escola, que falta o necessário para trabalhar dignamente. Portanto,antes de sermos profissionais,somos "HUMANOS"e merecemos o mínimo de respeito. Reflitam! Isso é priorizar a 'EDUCAÇÃO"? Onde chegamos em....!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não entendo porque é tão difícil para os gestores desse país entender que educação é o caminho mais simples para o crescimento digno do Brasil. Os professores são os profissionais mais importantes e os mais mal pagos. Além de receberem um salário vergonhoso ainda são obrigados a se submeterem à humilhações diárias seja em sala de aula ou então em ações como essas que os jaçanaenses lançam mão para poderem receber o que é seu por direito. As vezes isso nos leva a pensar que o que realmente os politicos querem é realmente desistimular a classe docente e com isso manter os discentes na ignorância para que no dia das eleições fique mais fácil a compra do seu voto ou ainda não pagam o salário merecido porque não tem como barganhar o voto deles com promessa de emprego ja que são concursados ou ainda porque o restante da população não ver o salário do professor, ja que o dinheiro so cai na conta do professor e so ele tem acesso, então se o resto do povo não ver não tem como contar vantagem e com isso ganhar prestigio. É fato que o prefeito de Jaçanã tem realizado muitos feitos no municipio, mas isso não passa de seu dever, e é considerado um dos melhores da região. No entanto, está negligenciando o setor mais importante que é a educação. Mais tem gente que diz que não pode ser 100%, tem que ser 100% sim porque foi pra isso que ele se elegeu e ele não tira nada do bolso dele apenas repassa o que é nosso por direito. Se ele alega que não pode pagar por causa da responsabilidade fiscal então que arrume outros meios lícitos, no palanque do comício dizem que da pra se fazer tudo e sobra dinheiro, principalmente quando é oposição, o que não pode é os professores estarem sendo submetidos a essa humilhação.

    Gestores jaçanaenses se envergonhem da situação e cumpram a lei. É mais as eleições estão chegando, quem sabe não se da um jeito nas vésperas !!!! No Brasil é sempre assim

    ResponderExcluir
  3. BRIGAR PELO PISO SALARIAL É APENAS UMA DAS VERGONHAS QUE ACONTECE NA EDUCAÇÃO DE JAÇANÃ, A QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS É COMO DISSE NOSSA COLEGA DO SINDICATO "VERGONHOSA" O PROFESSOR FAZ UMA PÓS GRADUAÇÃO, FICA UM SÁBADO INTEIRO FORA DE SUA CASA, PAGA UMA MENSALIDADE DE NO MINIMO R$150 REAIS, FORA ALMOÇO, TRANSPORTE E O QUE NÃO TEM PREÇO, MOMENTOS COM SUA FAMÍLIA, PARA OBTER UMA QUALIFICAÇÃO QUE TRARÁ BENEFÍCIOS SOBRE TUDO PARA SEU ALUNADO COM A TÃO FALADA "FORMAÇÃO CONTINUADA". PARA QUE MEUS AMIGOS? PARA TER UM AUMENTO DE 5% EM CIMA DE UM SALARIO QUE JÁ ESTÁ ABAIXO DO PISO NACIONAL, DE FATO AS AUTORIDADES NÃO QUEREM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MAIS QUALIFICADOS PORQUE NÃO QUEREM UMA POPULAÇÃO COM UMA EDUCAÇÃO MAIS DIGNA... PARABÉNS PELA HIPOCRISIA QUE REGE O DISCURSO DAS AUTORIDADES COMPETENTES

    ResponderExcluir
  4. Eu não acredito que os professores de jaçanã estão passando por esta calamidade.Eu apostava que essa classe seria a mais valorizada em todos os aspectos.Sabem porque? porque são eles que estão dentro de uma sala de aula, tentando formar cidadãos de bem. E não estão sendo respeitado? quer isso!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PROFESSORA PELO SEU DESABAFO.ACREDITO QUE ESTAS FORAM AS PALAVRAS DE MUITOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, QUE QUERIAM DA UM GRITO DE SOCORRO.A GESTÃO PÚBLICA POUCO SE PREOCUPA COM TAL CLASSE,UMA VEZ QUE PARA ELE O QUE IMPORTA É O SUPÉRFLUO E NÃO O NECESSÁRIO.NÃO ESQUEÇAM QUE O SENHOR GESTOR PÚBLICO MUNICIPAL É "PROFESSOR". SERÁ QUE EM NENHUM MOMENTO, ELE PRÓPRIO SE COLOCA NO LUGAR DE UM DESSES PROFESSORES E TENTA SENTIR NA PELE O QUANTO É RUIM SER DESVALORIZADO,DESREPEITADO E ATÉ MESMO HUMILHADO? PROFESSORES,DEFENDAM A BANDEIRA E NÃO DEIXEM QUE ISSO SE PERPETUEM,PORQUE A POLÍTICA VEM AI E SE CONTUNUAR,ONDE VAI PARAR EM...

    ResponderExcluir
  6. AS VEZES PARO E PENSO QUE JAÇANÃ É UM CONTO DE FADAS, ONDE EXISTEM FADAS, BRUXAS, GNOMOS E ETC. SÓ QUE ELES ESTÃO FANTASIADOS, POIS É CARO COLEGAS, ISSO MESMO, NÃO É DELÍRIO MEU, ESTÃO FANTASIADOS DE POLÍTICOS IRRESPONSÁVEIS, DE PESSOAS QUE OCUPAM CARGOS COMISSIONADOS, SECRETÁRIOS ENFIM, ONDE OS SEUS INTERESSES PRÓPRIOS ESTÃO INTRICICAMENTE LIGADOS. O SENHOR PREFEITO PRATICAMENTE EXIGE Q OS PROFESSORES ENTREM NA JUSTIÇA PARA RECEBER AQUILO QUE SE É DE DIREITO DE UMA CATEGORIA, NÃO ESTOU AQUI FALANDO DE UMA PESSOA, MAS SIM DE DEZENAS DE PROFISSIONAIS QUE FIZERAM UM CONCURSO E ESTÃO NO CARGO QUE OCUPAM POR QUE SÃO APTOS, E NÃO PASSARAM POR QUE É NAMORADINHA DE FILHO DE PREFEITO, OU AMIGUINHA DE FAMÍLIA A, B OU C. EXISTEM CERTAS COISAS QUE SÓ ACONTECE NO REINO ENCANTADO DE JAÇANÃ, ENTÃO VAMOS LÁ ERA UMA VEZ UM REI QUE MANDOU SEUS SÚDITOS IREM PARA A JUSTIÇA... O FINAL? AH ESSA É SIMPLES, TODOS OS SEUS SÚDITOS DA EDUCAÇÃO SE TRANSFORMARAM EM BOBOS DA CORTE E FIZERAM TODA A REALIZA DAREM MUITAS GARGALHADAS. ACORDEM PROFESSORES, VOCÊS ESTÃO PAGANDO A UM ADVOGADO CONTRATADO POR QUEM ESTÁ CONTRA VOCÊS!!!

    ResponderExcluir
  7. Professores,vocês não percebem que o seu prefeito quer tirar o corpinho de banda, para se livrar de futuras punições,por isso ele sempre dizia: "COLOQUEM NA JUSTIÇA".Enganou o ano inteiro.Olha gente! cuidem urgente dessa situação e os culpados, sejam punidos conforme a forma da lei.È vergonhoso para Jaçanã,cidade boa e pacata.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que ano que vem não pode mais continuar assim, seria interessante todo o corpo docente prejudicado se reunir e não começar o ano letivo antes da resolução desse problema. Vamos fazer greve e exigir nossos direitos!!!!!. Aliás falando nisso, onde estão os vereadores que deviam exigir o cumprimento da lei. Uma coisa que sempre tenho criticado e vou criticar novamente!!!!!. Ta cheio de vereador sem competência na câmara, que me desculpem os próprios, mas o "Presidente da Câmara", Geraldo Bernadino, Naldinho, Rodela, Gelso e Tica pelo amor de Deus!!! esse povo so faz ganhar o dinheiro no final do mês, como é que esse povo vai cobrar do prefeito educação de qualidade? primeiro porque alguns desses citados nem sabem o que é isso, segundo porque eles tem medo de peitar o prefeito e tem rabo preso, e muito preso. No final das contas grande parte culpa é da população que nas campanhas eleitorais não pensam se seu filho vai ter uma educação melhor ou não, se vai usufruir de saúde de boa qualidade, só pensam de forma imediata quando recebem 20, 30, 50 ou até 100 reais pra votar em A ou B. Será que esse dinheiro paga o prejuízo na educação de seu filho, será que esse dinheiro é suficiente para você comprar remédios durante 4 anos? Se quer receber o dinheiro receba mas não vote!!!!. Como é que se espera que um politico que mal assina seu nome va lhe representar e exigir seus direitos. No entanto, é triste saber que tem "PROFESSORES" que votam nesse tipo de politico porque so pensam no seu beneficio próprio e é fato que grande parte dos professores de Jaçanã tem algum débito com politico A ou B, por isso nós so vemos poucos protestos na internet dos poucos que teêm coragem de falar. Parabéns para professora Sandra !!!, Parabéns para Antônio Cândido pela coragem !!! Tem eleição para prefeito em 2012, não se enganem com promessas, pois serão muitas inclusive a de pagar o piso dos professores.

    ResponderExcluir
  9. É de ficar pasmo e indignado coma situação que enfrentam os professores de Jaçanã. Não é a toa que as escolas municipais têm o pior IDEB da região. Comparece-se o IDEB da E.E. Terezinha Carolinode Souza que é 3,4 e o da EMACC, que é 2,5. Que estímulo tem um professor para trabalhar melhor? Vocês sabiam que antes de ser político o Prefeito Uady era professor, inclusive concursado do Estado Ele trabalhava na Terezinha Carolino dando aulas de matemática. Trabalhava não, pagava para Fabinho (o seu secretário) para trabalhar. Professor relapso como ele era só podia se esperar isso mesmo dele em relação aos demais. Imagine se o homem não fosse "professor"?

    ResponderExcluir
  10. È... senhor prefeito,se o senhor quizesse ser bem avaliado pelos jaçanaenses, que lhe deu o direito de ser representante como executivo municipal,que tentasse fazer o melhor que pudesse,e assim não seria tão criticando como está sendo não é?
    Agora,aguente!!
    Ah! e espera-se que o término de seu mandato,não seja tão vergonhoso,como está sendo para os profissionais da educação,onde o "SENHOR" é o administrador da cidade.
    Seria bom que,cada pedra que o senhor colocou nas ruas,fosse um pouco de humildade,dignidade,respeito,valorização,transparencia... para com a classe,que não está nada satisfeita.Ai sim,Jaçanã não seria só de ruas calçadas,mas de pessoas valorizadas.
    Reflexão,é o que está faltando viu! mãos a obra!

    ResponderExcluir
  11. Que feitiço a Secretaria Euzivan fez dessa vez?! Sumiu as profissionais do CRAS, as amostras dos trabalhos realizados com os grupos...e a barraca das exposições ???? Secretaria, dê oportunidade a quem quer trabalhar. A Senhora engana o prefeito,agora a população NÃO.

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS! SECRETÁRIO DE SAÚDE E TODA SUA EQUIPE DE PROFISSIONAIS PELO TRABALHO REALIZADO NO PERÍODO DA FESTA DO CAJU.É ASSIM QUE FUNCIONA UMA SECRETARIA!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Parábens a professora pela iniciativa, mas nao pode parar por aí, é preciso uma reação efetiva e em cadeia, todos os professores precisam apoiar e ser a favor do cumprimento da lei, bem como os pais, já que o estimulo a educação auxilia a comunidade como um todo,e garante a educação de qualidade para todos. todos os seres humanos precisam ser valorizados, e espero que esta ação se estenda a todos os professores da região, ja que o municipio de Coronel Ezequiel, nosso vizinho, embora pague o piso aos professores, ate hoje nao pagou o retroativo, ja que o piso nao foi pago no inicio do ano, e estamos em dezembro de 2011, os professores da cidade vizinha ainda nao se mobilizaram, gente lutem por seus direitos, os prefeitos nao vão lhe oferecerem dinheiro, é preciso agir, cada um que finja esquecimento para nao pagar, mas é direito do professor, que a iniciativa da colega jaçanaense desperte o interesse dos colegas ezequielenses para tambem reinvindicarem seus direitos.LUTEM!

    ResponderExcluir
  14. É...COLEGA,CORONEL ESTÁ COM UMA VANTAGEM QUE OS PROFESSORES ESTÃO RECEBENDO O PISO.COISA QUE OS PROFESSORES DE JAÇANÃ NÃO ESTÃO.REALMENTE ESTÁ TODO MUNDO CALADO,SEM LEMBRAR QUE TEM O RETOATIVO PARA SER PAGO AOS PROFESSORES DA CIDADE VIZINHA.PARECE QUE ESTÃO ANESTESIADOS,SEM LEMBRAR QUE É DIREITO DE DELES.E AÍ,VÃO ESPERAR QUE O GESTOR OFEREÇA? NUNCA!!!

    ResponderExcluir
  15. A Secretária Euzivan devido ao comentário feito anteriormente ,resolveu colocar alguns profissionais no "cantinho da disciplina",ou seja, de CASTIGO...Nada de Confraternização,e muito menos recesso natalino. Enquanto, outras Secretarias como por exemplo, a de Educação e de Saúde entram em recesso esta semana.Porque ela sempre quer ser diferente? Será que é para mostrar trabalho???? Por favor não respondam! Senão, a situação piora para os profissionais.Fazer o que? Quem pode manda...

    ResponderExcluir
  16. Bruninho, obrigado por termos o Direito de usar a liberdade de expressão.Por isso seu blog é o mais visitado.Parabéns pelo trabalho realizado.

    ResponderExcluir
  17. SOBRE A MATÉRIA DA PROFESSORA SANDRA SUELI A RESPEITO DA EDUCAÇÃO JAÇANAENSE: QUE PENA SABERMOS QUE A NOSSA EDUCAÇÃO ESTÁ CADA VEZ PIOR. AGORA SE NÃO BASTASSE ÀS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E MÁ ADIMINISTRAÇÃO POR PARTE DOS QUE ESTÃO A FRENTE DA EDUCAÇÃO JAÇANAENSE, QUEREM SEM NENHUM RESPEITO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL REFORMULAR O PLANO DE CARGOS CARREIRA E SALÁRIO DESTES PROFISSIONAIS, PORÉM, COM INTUITO DE PIORAR, NISTO SIM ELES SÃO ESECIALISTAS. OS PROFESSORES JAÇANAENSES NÃO QUEREM MUDANÇAS EM PLANOS, QUEREM SER RESPITADOS. PAGUEM O PISO QUE É LEI FEDERAL, NÃO PRECISA DE DISCUSSÃO. ATÉ PORQUE COMPROMISSSO COM A EDUCAÇÃO VOCÊS NÃO TÊM, LOGO DISCUTIR O TEMA TAMBÉM NÃO DEVE PORQUE COM ESTE COMPROMISSO DE VCS QUE ESTÃO "MANDANDO" NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL, SÓ VAI TRAZER MAIS DANOS AOS EDUCADORES. LEMBREM-SE SENHORES E SENHORAS QUE RESPONDEM POR ESTA PASTA, VOCÊS ESTÃO LIDANDO COM PROFESSORES, SEI QUE ALGUNS, EM MINORIA PODEM ACREDITAREM EM VCS MAS A GRANDE MAIORIA NÃO. PENSEM O PISO É LEI, CONDIÇÃO DIGNA DE TRABALHO TAMBÉM! LAMENTO QUE MUITOS QUE ESTÃO NESTA NA SEC. DE EDUCAÇÃO NÃO SABEM NEM O QUE É ISTO. QUE PENA! SE NÃO PODEM AJUDAR AO NOSSO MUNICÍPIO NÃO ATRAPALHEM!!! ACREDITO QUE QUEM ESTÁ A "FRENTE" DA EDUCAÇÃO JAÇANAENSE JÁ PERCEBEU QUE NÃO DÁ MAIS PARA JUSTIFICAR ESTA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO NO QUE SE REFERE A EDUCAÇÃO DIRETAMENTE.

    ResponderExcluir
  18. Senhores: prefeito e secretário de educação, já leram os comentários sobre a educação jaçanaenses, acredito. Que tal fazerem uma reflexão sobre o trabalho de vcs para com os educadores e pagarem o que a lei em vigor neste país preconiza. Todos os professores que comentaram a matéria da Excelentíssima Professora Sandra postou estão corretíssimos, já basta de atrasos provocados por vcs. Administrar é antes de tudo respeitar o direito do outro enquanto cidadão e, isto estar bem longe das ações de vcs, administradores. Pensem e Paguem aos educadores o que lhes são de direitos. Caso precise fazer algum ajuste no plano de cargos o façam para melhoria e não para prejudica-los! professores lutem pelos direitos de vcs e não esqueçam daqueles que só pensam em ser beneficiados, o bom é que nem eles conseguem mais justificarem os absurdos que os próprios fizeram nesta educação!

    ResponderExcluir
  19. Mais uma maldade da Secretária de Assistência Social.Perseguição a ISABEL SOUTO,ex-coordenadora do CRAS. MOTIVO: A Sra. Secretária Euzivan descobriu que ISABEL SOUTO não era "uma leva e trás e nem seu pau mandado".Mas,sim competente,capacitada,inteligente e altamente profissional. Dedicada ao seu trabalho através da união e harmonia com a equipe do CRAS durante todo o ano,conquistou de imediato a população.E assim, gerando inveja e desconforto ao pequeno grupinho ainda existente,embora o mesmo por enquanto desfrute de privilégios.Mas,tudo tem seu tempo certo, e quem tem competência se estabelece. PARABÉNS!BEL. Todos aqueles que acompanharam o seu trabalho reconhecem e valorizam toda sua dedicação,preocupação e respeito com a população e profissionais de toda a rede municipal. O CRAS mudou seu perfil, a união e o desejo de mudança,a alegria e o entusiasmo sempre estiveram presentes. E não precisou ser mais uma fiscal,uma leva e trás para mostrar competência. Você é uma excelente profissional. Desejo tudo de bom pra vc, e com certeza ambiente melhor te espera.Acabou a tensão,as falsidades e a inveja. BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  20. Bruno,conto com seu profissionalismo p que o prefeito e a população fiquem a par do que acontece no município.E como a Secretária trata seus profissionais. Menosprezando seus trabalhos onde chega até na cidade vizinha.Isso se torna feio p o município e deixa bem claro q isso é coisa p quem não tem o que fazer. Nossa cidade tem profissionais altamente capacitados e competentes. Vamos valorizá-los!

    ResponderExcluir

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!