quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DESAFIO DE UM PROFESSOR


Para quem não me conhece vou expor um pouco da minha história.  Meu nome é Oelson Costa, tenho 40 anos de idade, sou natural de Jaçanã/RN, casado, duas filhas, bisneto de Manuel Fernandes da Silva (um dos fundadores do município), sou filho de Orlando Costa, um dos primeiros funcionários desta cidade (hoje aposentado), tenho dois irmãos e uma irmã. Todos de uma honestidade, responsabilidade e dignidade impecáveis.
Terminei o Curso Científico na cidade de Cuité em dezembro de 1989. Neste mesmo ano fui convidado pelo professor Raminho para substituí-lo na Escola da CNEC (hoje EMACC), lecionando Língua Portuguesa e Matemática, aceitei de imediato e passei o ano de 1989 trabalhando lá. No ano de 1990 ingressei nas Forças Armadas (Aeronáutica) onde passei três anos. Ao sair passei algum tempo desempregado, apenas fazendo bicos para me manter. Em 1993 trabalhei a serviço de uma cerâmica pertencente a Paulo Jader (filho de Paulo Fortunato) e em 1994 trabalhei com o Sr. Paulo Fortunato fazendo vendas de mercadorias no atacado. No ano de 1995 trabalhei como estagiário na Agência dos Correios de Jaçanã e neste mesmo ano conclui o Magistério na Escola Estadual Profª Terezinha Carolino de Souza. Em 1997 prestei concurso para Carteiro da ECT (Empresa de Correios e Telegráfos), fiquei em oitavo na classificação geral e no início de 1999 fui chamado para trabalhar em Natal onde permaneci até novembro de 2001, quando fui demitido SEM JUSTA CAUSA. Por ter sido demitido SEM JUSTA CAUSA procurei a justiça e ganhei nas duas primeiras instâncias, porém perdi em última instância, os Juízes do Supremo entenderam que apesar de eu ser concursado, eu ainda estava em Estágio Probatório (que por sinal não funciona em Jaçanã, pois não existem as Comissões que devem acompanhar e avaliar as pessoas que estão em Estágio Probatório) e o Empregador poderia sim me demitir SEM JUSTA CAUSA. Em 2002 comecei a trabalhar como professor de EJA na Escola Deputado Jessé Filho e dei conta do recado. No início de 2003 prestei concurso para professor de EJA. Só tinha uma vaga para a Serra da Lagoa e eu me dediquei aos estudos e consegui mais essa vitória na minha vida. Trabalhei dois anos lá com turmas de 27 alunos em 2003 e 25 alunos em 2004, podia se contar nos dedos os dias que não estavam todos presentes durante esses dois anos que estive lá. Quem quiser pode procurar a supervisora que me acompanhava (Gracinha), a Secretária de Educação na época (Solange) que todas vão confirmar que em todas as visitas que fizeram, que não foram poucas, a sala sempre esteve cheia e satisfeita com meu trabalho. Nessa época, Prefeito e Secretária de Educação visitavam as escolas e não avisavam quando iriam, chegavam de repente, pois tinham compromisso com a educação do município. Em 2005 iniciou a administração do atual Prefeito e eu vim trabalhar na sede do município, na Escola Deputado Jessé Filho com uma turma de EJA. Em meados do mês de maio eu estava com 12 alunos freqüentando, e o Secretário de Educação (Oton Mário) junto a Supervisão e Direção da Escola acharam que o número de alunos estava pouco e uma professora do turno da tarde (Minervina) estava com seus pais com problemas de saúde, então entramos num acordo e eu vim o turno da tarde e os meus alunos de EJA foram remanejados para outra turma de EJA que funcionavam na escola. A última vez que efetivamente eu iniciei com uma turma de EJA foi em 2005. No ano de 2006 eu fiquei coordenando as turmas de EJA e dando suporte técnico na Secretaria de Educação, a pedido do atual secretário. 2007 e 2008 fiquei totalmente a disposição da SMEC, sendo responsável entre outras coisas pela informação da freqüência do Programa Bolsa Família, das atualizações do PDDE, do Censo Escolar, que por sinal no ano de 2007 eu tive que trabalhar de madrugada para conseguir informar todos os alunos da rede, do PDE-Escola, do LSE (Levantamento da Situação Escolar), além de trabalhos de digitação. Nesse tempo em que estive a serviço da SMEC fiz parte do Conselho do FUNDEB, do Conselho Municipal de Educação, do Comitê Gestor Local, entre outros. O ano de 2009 foi meio tumultuado, pois comuniquei ao Secretário que gostaria de voltar para a sala de aula, pois já não agüentava mais aquela sobrecarga de trabalho e que ele arranjasse uma pessoa para me substituir nessas atribuições e que durante o ano eu passaria o serviço para a mesma. Ele relutou muito com o meu pedido e conseguiu trazer para trabalhar na SMEC Josefa Barbosa. Neste período eu passei três dias por semana na SMEC repassando o serviço e dois dias na Escola Deputado Jessé Filho dando aulas de Computação no contra turno para os alunos daquela escola. Além de trabalhar como coordenador de turmas do Programa Brasil Alfabetizado, eu ainda fazia todo o serviço inerente ao referido programa, só não assinei o Termo de Adesão pois não podia, isso era de competência do Secretário de Educação e do Prefeito, bem como as compras que ficaram com o departamento de compras do município, mas todo o serviço burocrático e organizacional fui eu quem fez . O ano letivo de 2010 começou a SMEC não me colocou em nenhuma escola e no mês de maio de 2010, a SMEC me mandou para a escola Maria Joaquina, no Conjunto Flores 1, dizendo que lá funcionava uma turma de EJA no turno vespertino, chegando lá encontrei dez alunas em sala de aula, dessas dez, apenas quatro tinham efetuado suas matrículas junto à Secretaria da Escola, e as seis restantes eram apenas ouvintes. O Governo do Estado junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais estava implantando um programa para Jovens e adultos e ofereciam uma bolsa de R$ 50,00. As ouvintes e duas matriculadas me disseram que iriam para o Programa devido a bolsa que oferecia, e eu disse que elas tinham sim que procurar melhoras. Ficando apenas duas alunas eles desistiram. É tanto verdade que não foi aberto sequer diário de classe, porque não tinha o mínimo de alunos para funcionar uma turma. Pergunto: Que culpa tenho eu se já não existia turma na escola? O secretário de educação sequer me chamou em seu gabinete para conversar, me telefonou perguntando se eu não queria assumir o laboratório do Proinfo da Escola Deputado Jessé Filho pelo restante do ano de 2010, e eu aceitei. 2011 fiquei no Laboratório do Proinfo da Escola Deputado Jessé Filho trabalhando com alunos no contra turno, com aulas de inclusão digital e princípios básicos de computação.

Tenho certeza que essas pessoas que colocaram comentários anônimos denegrindo a minha imagem me conhecem muito bem, mas como são ligados às pessoas que eu contestei na matéria, estão tentando deturpar minha imagem perante a sociedade.

É verdade que eu não tenho curso superior, como também é verdade que com o salário que ganho não tenho condições de bancar uma universidade particular. Na época de Dr. Orlando tinha uma gratificação de 50% do valor da mensalidade para que os professores pudessem se graduar. Infelizmente eu já entrei no quadro do município no final do seu mandato.

É verdade que existem cursos gratuitos oferecidos pelo governo federal, como também é verdade que eu já me cadastrei nesses cursos nos três últimos anos e devido a grande demanda ainda não consegui uma vaga.

É MENTIRA QUANDO DIZEM QUE FUI DEMITIDO POR JUSTA CAUSA DOS CORREIOS. Quem quiser comprovar, venha a mim que apresento sem problema algum o comunicado onde está bem claro: DEMITIDO SEM JUSTA CAUSA.

Em reunião com o prefeito na EMACC no dia 28 de dezembro de 2011 ele disse que a gente ainda ia sentir saudades dele. Quando se falou da época em que Dr. Orlando ele fez questão de lembrar que nós tivemos que acionar a justiça para receber os três meses de atraso. Quero só lembrar que para os professores não foram 3 e sim 1, o mês dezembro de 2004. Lembrar ainda que do mandato do Sr já está a diferença salarial de um ano inteiro, que para recebermos teremos que acionar a justiça, e vamos, como também a gratificação de títulos de 180 horas que simplesmente o município deixou de nos pagar desde agosto de 2009.

NÃO É PORQUE NÃO TENHO UM CURSO SUPERIOR, não desfazendo de nenhum colega professor que tem, que não sei quais os meus diretos e não sei lutar por eles.

EU NÃO TENHO MEDO DE MOSTRAR A MINHA CARA.

VOCÊS, ANÔNIMOS QUE TENTARAM DENEGRIR MINHA IMAGEM, APAREÇAM, SE IDENTIFIQUEM, ESTÃO COM MEDO DO QUE? FAZER ESCONDIDO É COISA PRA COVARDE E PRA QUEM TEM O RABO PRESO. VOCÊS ESTÃO COM MEDO DE UM PROFESSOR QUE TEM APENAS O MAGISTÉRIO?

NÃO PENSEM QUE VÃO CONSEGUIR, PORQUE QUEM ME CONHECE SABE QUE NÃO É ISSO!


     

7 comentários:

  1. Oelson em uma cidade que a criminalidade cresce de forma rápida como a nossa ter um cidadão jaçanaense como você é um orgulho. E não se preocupe com pessoas covardes elas precisão de pessoas como você que não tem rabo preso para mostrar aos seus superiores que são fiéis aos mesmos. Curso superior não garante bom trabalho nem tão pouco caráter, exemplo de pessoa que não tem um curso superior e superou todas as expectativas de um país é o ex presidente mais popular do Brasil meu ou nosso querido LULA. Obs: Antes que alguém se dê ao trabalho de me corrigir garanto não sou professor.

    ResponderExcluir
  2. SOU JAÇANENSE,MÃE DE ALUNOS DESSE MUNICÍPIO E SOU LEITORA DO BLOG JAÇANÃ EM FOCO.FICO INDIGNADA COM A FALTA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUE NÃO SE PODE TER AQUI NESTA CIDADE.VEJA O QUE ESTA OCORRENDO COM O PROFESSOR BOLA.ELE TEM SUAS FALHAS,MAS TODAVIA, TAMBÉM TEM O DIREITO DE CRITICAR COMO CIDADÃO.
    EU FICO IMAGINANDO O QUANTO A POLÍTICA AQUI NA CIDADE É UMA VERGONHA E O QUE ROLA ATRAVÉS DELA.O SR.PREFEITO POR SER O EXECUTIVO LOCAL, DIZ QUE SEU TRABALHO É DE PARCERIAS.COMO É DE PARCERIA SE ELE MANDA E TODOS TEM QUE OBEDECER.UM EXEMPLO CLARO, SÃO AS FESTIVIDADES NAS ESCOLAS,QUE ELE NUNCA APARECEU E EU COMO MÃE DE ALUNO SEMPRE PRESENTE,OBSERVAVA A SUA AUSENCIA.CADE A PARCERIA?
    DECISÕES DE CÃMARA TOMA DE IMEDIATO,SEM QUE MUITOS NÃO SAIBAM.ISSO É PARCERIA?
    DIRETOR DE ESCOLA, QUE JÁ ESGOTOU SUAS ENERGIAS, PARA COMANDAR OS DESTINOS DA MAIOR ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL,PARECE VOLTAR. E EU PERGUNTO.COM QUAL FINALIDADE? EU QUANTO MÃE JÁ SEI SEU TRABALHO, PORQUE MEUS FILHOS ESTUDARAM LÁ E TEM UM QUE AINDA VAI ESTUDAR.MAS COMO PENSAR EM MUDANÇAS NA ESCOLA,SE A PESSOA QUE VAI COMANDAR É A MESMA DE OUTROS TEMPOS.EU,POSSO ESPERAR O QUE DESSA ESCOLA?. AI,O SR.PREFEITO POR QUESTÕES POLITICAS,ESCOLHE E NEM SE QUER CONSULTA SE REALMENTE SERIA A PESSOA QUE A ESCOLA NO MOMENTO ESTÁ NECESSITANDO.
    EU TENHO FILHOS, QUE SEMPRE ESTUDOU NA EMACC.MAS NÃO AGUENTO MATRICULAR MEU FILHO,SE SEI QUE NELA NÃO POSSO ENCONTRAR UM DIRETOR COM NOVAS IDEIAS,E QUE SEJA LOCAL ACOLHEDOR,ASSIM COMO PUDESSE DIZER COM ORGULHO: AQUELA É A ESCOLA QUE A MINHA FILHA ESTUDA.JOGAR DIRETOR NAS ESCOLAS,SEM DAR IMPORTANCIA A SOCIEDADE ,É PARCERIA SR.PREFEITO?
    QUE EDUCAÇÃO O SR.ESPERA DESSA ESCOLA.EU VEJO A ANGUSTIA DE TODOS NO DIA A A DIA,NA ESCOLA CITADA ACIMA.É LAMENTÁVEL SUA DECISÃO!
    PARCERIA,TÁ LONGE DE SER NA SUA GESTÃO.

    ResponderExcluir
  3. Este assunto que foi tratado muito cedo. Mas como tudo regride deixaram para tratar com o pé na cova, e não é só isso não, tém vários outros iténs. Geralmente, os controladores de uma empresa não se sente à vontade com a perda de sensação de poder. Em alguns casos que é o que aqui acontece, O mesmo não confia em nenhum dos seus potenciais sucessores ou, ainda, teme que a dispulta pelo comando da empresa ( PREFEITURA MUNICIPAL ) cause prejuízos à harmonia familiar.
    Sabemos que a luta de um salário digno, é uma luta de uma Educação de qualidade! Essa é a resposta da força silenciosa de um trabalho... Fazendo assim crescer o nome do gestor em troca recebemos este adimirável e humilhante troféu. Sendo irônico, Quem diz ser um lider político, talvés sem perceber machucou muita gente, as quais defendeu com unhas e dentes, A ironia pode ter várias dimensões. Vai desde uma palavra até uma obra toda, Isso explica a arte de fingir uma coisa para dizer outra, talvez seja o estilo diferencial do gestor.
    Uma maneira de manipular, sacanear para manter e ter proveito ou controle favorecendo à se própio. Acredito professor que você não denigriu imagem de nimguém apenas mostrou seus valores que não são reconhecidos,`` nada na vida deve ser temido, apenas reconhecido´´. é bem melhor escrever errado acoisa certa do que escrever certo a coisa errada, se o gestor honrar com seu compromisso não tinham do que reclamar! e ai ?
    Jaçanã apresenta notáveis problema políticos, fazendo assim os interesses pelo bem estar cair sem controle, e não buscar qualificação. ( ISSO PODE SER O INÍCIO DO FIM OU O COMEÇO DE UM INÍCIO). Isso não são erros corriqueiros e sim um verdadeiro investimento baseado em alguma crise que precisa ser paga, provavelmente financiada, tendo em vista que tem que ser sempre aplicada na finalidade em que foi obitida: Foram com esses ivestimentos de trabalho que o empresário UADY ANTÔNIO DE FÁRIAS, montou o negócios que realmente vendem soluções. A competição cada vez mais acirrada em jaçanã.
    Caro blogueiro é lamentável não poder me endentificar, pois a perseguição aqui é maior que a procura de ouro no garimpo. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, tem alguns puxa saco que não tem argumento e fica com um dicionário procurando corrigir erro de digitação. também não sou PROFESSOR. mas tambem não sou BABÃO sou cidadão Jaçanaense sou DIGNO.
    PARABENS OELSON.

    ResponderExcluir
  5. GENTE! ENQUANTO ELEGERMOS ESSES TIPOS DE POLITICOS QUE ESTÃO AI,NOSSO PAÍS NÃO VAI MUDAR,TÃO POUCO JAÇANÃ.
    ELES ESTÃO SIMPLISMENTE RINDO DE NOSSA CARA.
    NÃO PODEMOS OPINAR,MOSTRAR NOSSA CARA,FAZER VALER NOSSOS DIREITOS,DEVIDO A PERSEGUIÇÃO TANTO DO CHEFE EXECUTIVO,QUANTO DOS BABÕES QUE GANHAM DINHEIRO SEM FAZER PRATICAMENTE NADA E VIVEM SÓ DE ENTREGAR.QUANTOS FUNCIONÁRIOS NÃO TEM NA GESTÃO ATUAL, SEM QUER DÊ O PREGO NUMA BARRA DE SABÃO.
    O INTERESSSANTE É QUE A POLÍTICA VEM CHEGANDO E LOGO,LOGO TODOS FICARÃO BONZINHOS.
    ELES SABEM QUE, A POPULAÇÃO(A MAIORIA) CORREM ATRÁS POR DEZ REAIS, UMA FERINHA OU MESMO UM PAGAMENTO DE LUZ,COISA QUE NÃO É DO BOLSO DELES.
    QUEM NASCEU PRA LEVAR CANGALHA É JUMENTO,ATÉ PORQUE O MESMO É INOCENTE,MAS NÃO DEVERIA.ENTÃO, VAMOS DAR O TROCO A ESSES INTERESSEIROS.!!!

    ResponderExcluir
  6. Quando há vontade política, há mudança.
    E quando há mudança todo mundo sente.
    É por isso que nossa cidade precisa de investimento na educação, segurança e saúde em primeiro lugar, isto está faltando cadê as políticas públicas que coloca o cidadão em primeiro lugar. aqui só tem rivalidades o poder usando da pior forma. não se tem o mínimo de respeito por ninguém só se pensa no caixa dois... articulador como ninguém e com uma visão ao longo de sua existência, com um esloga bastante ousado. "Gonverno de parceria", totalmente errado. Condiz muito com este, " O segredo familiar pra podermos continuar".
    ..., GESTÃO FINANCEIRA É SEGURO FAMILIAR, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO GESTOR MUNICIPAL.

    ResponderExcluir
  7. Meu DEUS! Cadê a dignidade desse povo, será que não vê que está se aproximando as eleições e estão trocando sua dignidade pelo um mísero emprego em troca de voto, pessoas esclarecidas perdendo o valor de cidadão, que falta de respeito ao nosso município lamentavelmente... Uma prova disso está na câmara de vereadores, Você nunca questionou? Será que isto é motivo de orgulho? Isso é um verdadeiro declínio, e com muita transprência acho que tem gente inocente, mais não cegos.
    Se analizarmos bem, pecisamos de "SIM" e "NÃO" quando for preciso, isso é autoestima, autocontrole emocional é usarmos da racionalidade para gerenciar emoções não perdendo o controle das situações.

    ResponderExcluir

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!